Com o objetivo de criar um espaço de interlocução e troca entre pesquisadores e artistas de diversas partes do Brasil e em diferentes níveis, o IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia receberá trabalhos que serão apresentados nos Grupos Temáticos em forma de comunicação oral, de até 15 minutos de duração. Poderão ser submetidos resultados finais ou parciais de projetos de pesquisa em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, assim como relatos de experiência de pesquisas artísticas e midiáticas, no formato de resumo expandido, seguindo as orientações abaixo.
Submissão dos Resumos Expandidos
O prazo para submissão de trabalhos encerrou em 10 de fevereiro de 2019. Os aceites foram divulgados em 25 de fevereiro. Confira a programação dos GTs
O IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia recebeu até o dia 10 de fevereiro resumos expandidos de 2 a 5 páginas, conforme o template (clique para baixar). A submissão foi feita através do email coletivonuppi@gmail.com, mencionando no título da mensagem SUBMISSÃO DE RESUMO e o GT escolhido:
Ex.: SUBMISSÃO DE RESUMO GT4
O arquivo em word a ser anexado deve mencionar o GT escolhido, seguido do nome e o sobrenome do autor, separados por underline “_” :
Ex.: GT4_CarolinaSousa
As propostas deverão ser direcionadas a um dos Grupos Temáticos do Simpósio, incluindo – mas não limitado – aos seguintes temas.
Grupos Temáticos (GTs), respectivos coordenadores e abordagens propostas:
1. Estética, mídia e cultura – Letícia Cardoso, Márcio Monteiro e Beatriz Morgado
Metodologias de pesquisas em mediações culturais. Arte e cultura popular. Folkcomunicação. Artivismo e ação cultural. Cultura das mídias. Memória e patrimônio cultural.
2. Arte contemporânea e o contemporâneo das artes – Ramusyo Brasil, Vinicios Kabral, Diego Paleólego, e Wladimir Machado
Estados e Estudos Contemporâneos das Artes. Artes Integradas e Sociedade Contemporânea Fragmentada. História Social da Arte. Ensino das artes e da cultura visual. Pensamentos emergentes sobre processos criativos e artísticos como existência e resistência.
3. Fotografia, cinema e vídeo – Patricia Azambuja, Leandro Pimentel, Alberto Greciano e Elane Abreu
Tecnologias, linguagens e estéticas fotográficas e audiovisuais. Narrativas: hibridismo e transmidiação. Visualidades e visibilidades contemporâneas. Videoarte. Fotografia artística. Usos sociais e cotidiano das imagens técnicas. Suportes e materialidades.
4. Redes Sociais, Mídias Digitais e Economia das imagens – Ramon Bezerra, Carolina Libério e Jane Maciel
Economia e Política das imagens. Midiativismo. Cultura Visual e partilha em rede. Arte, design e comunicação visual. Curadoria digital. Arquivos e apropriações.
5. Corpo, arte e mídia – Giselle Vasconcelos, SaraElton Panamby e Matheus Santos
Teatro e os desafios da narrativa. Performance: corpo, memórias e tecnologias. Corpo instalação. Intervenções urbanas: o corpo e a cidade. O corpo e os invisíveis. Corpo e conflito. Corpo e imagem. Corpo e gênero. Corpo e racialidade.
6. Palavra, imagem e som – Josoaldo Lima Rêgo, Carlos Benalves e Bruno Ferreira
Música e mídia sonora. Rádio, podcast, streaming e compartilhamento. Trilha sonora, som ambiente, sonoplastia e ruído no audiovisual. Audiodescrição. Arte Sonora. Literaturas expandidas. Poesia visual e sonora. Linguagens poéticas e mídias. Palavra e performance. Literaturas e artes visuais.
Divulgação dos selecionados: 25 de fevereiro de 2019
Os resumos serão publicados em Anais com ISBN.
Cada trabalho poderá ter coautoria de no máximo quatro pessoas.
Cada participante pode inscrever/apresentar até 2 trabalhos.
Os trabalhos só terão participação confirmada na programação do Simpósio quando aprovados pela Comissão Científica e devidamente inscritos através do preenchimento do formulário de inscrição e da realização do pagamento da taxa de inscrição, nos respectivos valores:
R$ 20,00 [estudantes de graduação]
R$ 40,00 [estudantes de pós-graduação]
R$ 50,00 [profissionais]
Estudantes da graduação em Artes Visuais do IFMA e dos cursos de Comunicação Social e de Artes da UFMA (presenciais e a distância) terão gratuidade na inscrição, mediante a submissão e aprovação de trabalhos.
O pagamento da inscrição poderá ser realizado até dia 01 de abril, na aba inscrição.
Para emissão do certificado de apresentação, todos os autores deverão estar devidamente inscritos e pelo menos um dos autores deverá estar presente para apresentar o resumo selecionado.