Oficina – PORQUE PRODUZIR IMAGENS

Data: 04 de abril

Local: Sala de vídeo 1 – CCSo – UFMA

Diante da enxurrada de informações, imagens e notícias produzidas e consumidas por nós em diversas formas de expor, nos meios de comunicação e mídias sociais, nos questionamos: qual nosso propósito ao produzir imagens? O que nos move? Porque documentar? Porque registrar? Até que ponto contribuímos para reforçar estereótipos? Até que ponto os desconstruímos? Que tipo de imagem nós consumimos e por quê? Que interpretação nós fazemos? Somos alimentados meramente pela estética ou continuamente pensamos o outro lado da imagem? De que forma “likes” interferem na produção e interpretação? Quem é você ao apontar uma câmera? O que me interessa no outro? O que eu vejo em mim?

Para a oficina, as participantes poderiam levar 1(uma) imagem que considerem significativas, importantes ou até mesmo controversas para que juntos pudéssemos avaliar e pensar coletivamente, orientando por meio de nossas experiências com audiovisual em territórios de povos e comunidades tradicionais, temáticas de direitos humanos e movimentos sociais.


Realizadoras:
– ANDRESSA ZUMPANO, fotodocumentarista e vídeo documentarista, baseada em São Luis do Maranhão. Tem atuação no registro imagético de povos e comunidades tradicionais através da fotografia humanista. É colaboradora da Comissão Pastoral da Terra e já atuou como fotojornalista e vídeoreporter freelancer para canais multimídia voltados a pauta de direitos humanos como Agência Pública, El País e Fundo Brasil de Direitos Humanos.

– INGRID BARROS, maranhense. Formada em Direito, é fotógrafa e documentarista humanista voltada para o jornalismo e o cinema independente. Tem atuado na defesa de povos e comunidades tradicionais do Maranhão e demais temáticas de direitos humanos, em conjunto com movimentos e entidades de apoio. Possui atuação também no jornalismo cultural e na cultura popular do Maranhão. Faz parte da equipe de colaboradores do site independente maranhense “Sobre O Tatame”, e já contribuiu para agências nacionais de jornalismo.


20 vagas

Para se inscrever preencha o formulário abaixo e aguarde o contato da produção do evento.