GT 3 – Fotografia, cinema e vídeo

Tecnologias, linguagens e estéticas fotográficas e audiovisuais. Narrativas: hibridismo e transmidiação. Visualidades e visibilidades contemporâneas. Videoarte. Fotografia artística. Usos sociais e cotidiano das imagens técnicas. Suportes e materialidades.


Sessão 1a – 03 de Abril – 09 às 12h – Sala F102 – CCSo/UFMA


CINEANIMAÇÃO – Ronaldo Correia Vieira,  Nathália Silva Mesquita, Jacielle Ferreira da Silva e Denilson dos Santos Ferreira

DA PRODUÇÃO À EXIBIÇÃO: existências concretas em dois documentários –Denis Carlos Rodrigues Bogéa

VÍDEO COMUNITÁRIO ESTUDANTIL: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias – Eduardo de Souza de Oliveira

A “DIMENSÃO IMPRECISA” NO CINEMA MAINSTREAM: caso A Forma da Água – Patrícia Azambuja e Teodoro Montenegro

A ARTE COMO FERRAMENTA DO PROCESSO CRIATIVO NA FOTOGRAFIA AUTORAL – Karla Noronha

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO PROCESSO POLÍTICO DO COTIDIANO: perspectiva metodológica amparada na análise cultural – Márcio Leonardo Monteiro Costa e Patrícia Kely Azambuja

FICÇÃO E FOTOGRAFIA – imaginando a realidade. Um estudo sobre as recentes transformações da fotografia documental e seus desdobramentos na arte, na comunicação e na educação – Cristiano Burmester

OS CONCEITOS DE REALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DA FOTOGRAFIA: análise do ensaio fotográfico “Abandono, patrimônio e pertencimento” – Lucio Silva de Jesus, Joyce Layanne do Nascimento Nunes e Petronilio Filipe Costa Ferreira


Sessão 1b – 03 de Abril – 09 às 12h – Sala F103 – CCSo/UFMA


ALICES, O CINEMA E O TEMPO: Breve análise das adaptações cinematográficas do conto “As aventuras de Alice no país das maravilhas” – Dauriana Cristina dos Santos Pereira, Pablo Luís França Castro e Paula Francinete Barros Bezerra

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DAS CONDIÇÕES DE ‘ABERTURA CRÍTICA’ NOS TRAILERS – Caio Menezes Graça de Carvalho

NARCOTRÁFICO COMO PRODUTO DA MÍDIA: Uma Análise dos Aspectos da Série El Chapo da Netflix – Rafael Ramos Souza

UM FESTIVAL DE CINEMA ENQUANTO INTERMÍDIA: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Nadia Biondo

TONS POR VIR: Do silenciamento à utopia de existir – Raíssa Fernanda dos Santos Sales, Antônio Gabriel Bernardes Mota, Isis Morais Furtado Brito e Thiago Kalebe Lima Diniz

NEGA SIM, SUA NÃO: A DECODIFICAÇÃO DO OLHAR PARA MULHER NEGRA DO BRASIL – Sunshine Santos

CINEMA E A NARRATIVA DO ENCONTRO: novas perspectivas a partir de O Abraço da Serpente – Renata Carvalho

IMAGENS DO NEGRO NA AMAZÔNIA NO SÉCULO XIX: Reflexões sobre a série de Fotografias “Tipos Mistos” realizada na expedição Thayer em Manaus – Luana Peixoto

INVENTÁRIO DAS SOMBRAS – Ariana Boaventura

INSULADA: grafia do corpo-imagem – Pedro Olaia


Sessão 2 – 04 de Abril – 09 às 12h – Anfiteatro de Comunicação – CCSo/UFMA


SOB O ESCURO DOS NEGATIVOS DE VIDRO: espelhando uma cidade e eu mesma –  Jaianny Fernandes Duarte e Maria Angélica da Silva

RESGATANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: o Memorial IFMA e as fotografias de Helber Macambira – Tiago Martins Azevedo

A IMPRESSÃO FOTOGRÁFICA DA REVISTA DO NORTE PELA TYPOGRAVURA TEIXEIRA – Amanda da Silva e Silva

O ENCOURAÇADO PONTENKIN: Análise da construção imagética do filme – Dandara Kran

VESTÍGIOS, RUÍNAS E FOTOGRAFIAS… ou sobre alguns acontecimentos da imagem – Rubens Venâncio

VIVER É PRECISO: em busca de Iara – Nayara Helou Chubaci Güércio e Patrícia Cunegundes Guimarães

FOTOGRAFIA ANALÓGICA: uma ferramenta no espaço do sagrado – Adson Luis Barros de Carvalho

FOTOGRAFIA E VIDA ÍNTIMA: conversa sobre imagens latentes – Marcelo Barbalho

OUTRAS VERSÕES: Branco sai preto fica e a perspectiva periférica – Marina Freire da Cunha Vianna

ABREM-SE AS CORTINAS DO PALCO DA MEMÓRIA: elementos visuais do espetáculo Negro Cosme em Movimento – João Victor da Silva Pereira

ANO 3000: vídeo, gambiarra e afetividade na construção da obra – Felipe de Aguiar Mendonça

DIORAMAS E MEMÓRIAS COMO UM LUGAR DA IMAGEM COMO JOGO – Márcio Henrique Melo de Andrade


Sessão 3 – 05 de Abril – 09 às 12h – Anfiteatro de Comunicação – CCSo/UFMA


ARTIFÍCIOS E ALEGORIAS: A ‘artesanalização’ da direção de arte como potência política no cinema contemporâneo brasileiro – Iomana Rocha

CINEMA: ciência e ficção das imagens, em movimentos – Ramusyo Brasil

EM OBRA: uma análise de Le Camion de Marguerite Duras em um espaço moderno-contemporâneo – Dayana Manasses Ribeiro Silva

CINEMA E A MODERNIDADE TÉCNICA – Alexandre Bruno Gouveia Costa

PEQUENAS LUZES E GRANDE LUZ – Annádia Leite Brito

A MONTAGEM E A COMPOSIÇÃO DE VÍDEO PERFORMANCES GENERATIVAS – Bruno Mascena

EVERYDAY BRASIL: Pensando representações fotográficas do território em rede no Brasil – Daniela Fonseca Moura

APARELHO “ÓPTICOFOTOGRÁFICO” DE IMAGENS-HISTÓRIAS DE PAULA SAMPAIO – Helder Fabricio Brito Ribeiro e Analaura Corradi