GT 2 – Arte contemporânea e o contemporâneo das artes

Estados e Estudos Contemporâneos das Artes. Artes Integradas e Sociedade Contemporânea Fragmentada. História Social da Arte. Ensino das artes e da cultura visual. Pensamentos emergentes sobre processos criativos e artísticos como existência e resistência.


Sessão 1 – 03 de Abril – 09 às 12h – Sala F101 – CCSo/UFMA


REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM ARTE: análise sobre caderno educativo em exposições. – Dinalva Garcez dos Anjos

“…TODO MENINO SONHA EM SER UM JOGADOR DE FUTEBOL..”: Uma experiência visual – Leurimar Souza Monteiro

GESAMTKUNSTWERK: Artes Integradas e sociedade contemporânea fragmentada nas aproximações entre as aulas de música do IFPI – CASJPI e a montagem da Ópera Serra da Capivara (PI) – João Batista Rodrigues Cruz Compagnon e Alberto Pedrosa Dantas Filho

STENCIL ART: uma experiência de ensino-aprendizagem com alunos da UEB Gomes de Sousa – Maria Risolange Tavares de Oliveira e Almir Valente Costa Filho

ESCAVANDO TERRITÓRIOS DE ARTE E CULTURA VISUAL DO MARANHÃO: pesquisa imagética e de memória oral para o ensino das Artes Visuais na Educação Básica – Monica Rodrigues de FariasA

MOSSANE, expressão de subjetividades femininas no cinema africano de Safi Faye – Nayra Helena Albuquerque Silva

CINEMA DE ENCONTRO: um filme-jurema – Nayra Helena Albuquerque Silva

MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIA: mulheres negras e o cabelo crespo na arte contemporânea – Nayra Mayara Gomes de Souza


Sessão 2 – 04 de Abril – 09 às 12h – Sala F102 – CCSo/UFMA


“AQUI ESTÁ MINHA CARA. FALO POR MINHA DIFERENÇA. DEFENDO O QUE SOU.” – Lucas Viera de Oliveira e Fábio José Rodrigues da Costa

ARTES VISUAIS, ARTIVISMO GAY E UTOPIAS PEDAGÓGICAS COMO GESTO DE (RE)EXISTÊNCIA. – Wandeallyson Dourado Landim Santos e Fábio José Rodrigues da Costa

ARQUEOLOGIA PESSOAL: historicizando o invisível. – Suyane Oliveira Santos

VIDEODANÇA ENTRE TERRITÓRIOS E PROVOCAÇÕES TRANSDISCIPLINARES NO HUMAN CONNECTION PROJECT. – Tiago Amate

DONA ROSITA, O Simbólico Do Trágico De Lorca Para A Cena Intermedial. – Andressa Cristina Aguiar Alves Tavares e Fernanda Areias de Oliveira

CORPO, PAISAGEM E PRÁTICA ARTÍSTICA. – Isaias Paulo Nunes de Almeida

ROBÔS ARTISTAS E O IMPACTO NA ARTE. – Pamella Regina D’Ornellas

EXTRAORDINÁRIO: loucura, desrazão e fantasma. – Milena Travassos


Sessão 3 – 05 de Abril – 09 às 12h – Sala F102 – CCSo/UFMA


DESENHO E VÍDEO: entre o registro e a ficção. – José Carlos Suci Júnior

UM OLHAR NARCÍSICO CONTEMPORÂNEO NA NARRATIVA DE “ATALIBA, O VAQUEIRO” POR FRANCISCO GIL CASTELO BRANCO. – Aluiso Castelo Branco e Gustavo Fortes Said

VAQUEIRO DE LUXO NA INTERNET: mudanças de referenciais identitários do sertanejo na música. – Sanny Ravanne da Cunha Rêgo e Gustavo Fortes Said

ARTE, GRAFFITE E O ESPAÇO URBANO DE SÃO LUÍS: a cena dos grafiteiros da ilha. – Iago Henrique Costa Melonio, Jackson Barros da Silva e Diêgo Jorge Lobato Ferreira

CIDADE, PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INTERVENÇÕES. – Fernando de Pádua Mesquita de Azevedo

UMA PERFORMANCE SOBRE O AMOR: O antes e o depois de a “menina com balão” de Banksy. – Vanessa Santos

DO PROSAICO AO POÉTICO NA OBRA DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO: uma reflexão sobre o conceito de sublime na arte contemporânea. – José Almir Valente Costa Filho, Lucas Viana Silva e Maria Celeste Miranda Pinheiro

FRICÇÕES ENTRE AUDÍVEL E VISÍVEL. – Daniela Carvalho de Avellar

AS ESTRATEGIAS DE ENCENAÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO: As charges no Jornal O Dia sobre a campanha Diretas Já (1984) em Teresina (PI). – Márcia Gabriele Araújo de Sousa e Nilsângela Cardoso Lima