Tecnologias, linguagens e estéticas fotográficas e audiovisuais. Narrativas: hibridismo e transmidiação. Visualidades e visibilidades contemporâneas. Videoarte. Fotografia artística. Usos sociais e cotidiano das imagens técnicas. Suportes e materialidades.
Sessão 1a – 03 de Abril – 09 às 12h – Sala F102 – CCSo/UFMA
CINEANIMAÇÃO – Ronaldo Correia Vieira, Nathália Silva Mesquita, Jacielle Ferreira da Silva e Denilson dos Santos Ferreira
DA PRODUÇÃO À EXIBIÇÃO: existências concretas em dois documentários –Denis Carlos Rodrigues Bogéa
VÍDEO COMUNITÁRIO ESTUDANTIL: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias – Eduardo de Souza de Oliveira
A “DIMENSÃO IMPRECISA” NO CINEMA MAINSTREAM: caso A Forma da Água – Patrícia Azambuja e Teodoro Montenegro
A ARTE COMO FERRAMENTA DO PROCESSO CRIATIVO NA FOTOGRAFIA AUTORAL – Karla Noronha
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO PROCESSO POLÍTICO DO COTIDIANO: perspectiva metodológica amparada na análise cultural – Márcio Leonardo Monteiro Costa e Patrícia Kely Azambuja
FICÇÃO E FOTOGRAFIA – imaginando a realidade. Um estudo sobre as recentes transformações da fotografia documental e seus desdobramentos na arte, na comunicação e na educação – Cristiano Burmester
OS CONCEITOS DE REALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DA FOTOGRAFIA: análise do ensaio fotográfico “Abandono, patrimônio e pertencimento” – Lucio Silva de Jesus, Joyce Layanne do Nascimento Nunes e Petronilio Filipe Costa Ferreira
Sessão 1b – 03 de Abril – 09 às 12h – Sala F103 – CCSo/UFMA
ALICES, O CINEMA E O TEMPO: Breve análise das adaptações cinematográficas do conto “As aventuras de Alice no país das maravilhas” – Dauriana Cristina dos Santos Pereira, Pablo Luís França Castro e Paula Francinete Barros Bezerra
CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS A RESPEITO DAS CONDIÇÕES DE ‘ABERTURA CRÍTICA’ NOS TRAILERS – Caio Menezes Graça de Carvalho
NARCOTRÁFICO COMO PRODUTO DA MÍDIA: Uma Análise dos Aspectos da Série El Chapo da Netflix – Rafael Ramos Souza
UM FESTIVAL DE CINEMA ENQUANTO INTERMÍDIA: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Nadia Biondo
TONS POR VIR: Do silenciamento à utopia de existir – Raíssa Fernanda dos Santos Sales, Antônio Gabriel Bernardes Mota, Isis Morais Furtado Brito e Thiago Kalebe Lima Diniz
NEGA SIM, SUA NÃO: A DECODIFICAÇÃO DO OLHAR PARA MULHER NEGRA DO BRASIL – Sunshine Santos
CINEMA E A NARRATIVA DO ENCONTRO: novas perspectivas a partir de O Abraço da Serpente – Renata Carvalho
IMAGENS DO NEGRO NA AMAZÔNIA NO SÉCULO XIX: Reflexões sobre a série de Fotografias “Tipos Mistos” realizada na expedição Thayer em Manaus – Luana Peixoto
INVENTÁRIO DAS SOMBRAS – Ariana Boaventura
INSULADA: grafia do corpo-imagem – Pedro Olaia
Sessão 2 – 04 de Abril – 09 às 12h – Anfiteatro de Comunicação – CCSo/UFMA
SOB O ESCURO DOS NEGATIVOS DE VIDRO: espelhando uma cidade e eu mesma – Jaianny Fernandes Duarte e Maria Angélica da Silva
RESGATANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: o Memorial IFMA e as fotografias de Helber Macambira – Tiago Martins Azevedo
A IMPRESSÃO FOTOGRÁFICA DA REVISTA DO NORTE PELA TYPOGRAVURA TEIXEIRA – Amanda da Silva e Silva
O ENCOURAÇADO PONTENKIN: Análise da construção imagética do filme – Dandara Kran
VESTÍGIOS, RUÍNAS E FOTOGRAFIAS… ou sobre alguns acontecimentos da imagem – Rubens Venâncio
VIVER É PRECISO: em busca de Iara – Nayara Helou Chubaci Güércio e Patrícia Cunegundes Guimarães
FOTOGRAFIA ANALÓGICA: uma ferramenta no espaço do sagrado – Adson Luis Barros de Carvalho
FOTOGRAFIA E VIDA ÍNTIMA: conversa sobre imagens latentes – Marcelo Barbalho
OUTRAS VERSÕES: Branco sai preto fica e a perspectiva periférica – Marina Freire da Cunha Vianna
ABREM-SE AS CORTINAS DO PALCO DA MEMÓRIA: elementos visuais do espetáculo Negro Cosme em Movimento – João Victor da Silva Pereira
ANO 3000: vídeo, gambiarra e afetividade na construção da obra – Felipe de Aguiar Mendonça
DIORAMAS E MEMÓRIAS COMO UM LUGAR DA IMAGEM COMO JOGO – Márcio Henrique Melo de Andrade
Sessão 3 – 05 de Abril – 09 às 12h – Anfiteatro de Comunicação – CCSo/UFMA
ARTIFÍCIOS E ALEGORIAS: A ‘artesanalização’ da direção de arte como potência política no cinema contemporâneo brasileiro – Iomana Rocha
CINEMA: ciência e ficção das imagens, em movimentos – Ramusyo Brasil
EM OBRA: uma análise de Le Camion de Marguerite Duras em um espaço moderno-contemporâneo – Dayana Manasses Ribeiro Silva
CINEMA E A MODERNIDADE TÉCNICA – Alexandre Bruno Gouveia Costa
PEQUENAS LUZES E GRANDE LUZ – Annádia Leite Brito
A MONTAGEM E A COMPOSIÇÃO DE VÍDEO PERFORMANCES GENERATIVAS – Bruno Mascena
EVERYDAY BRASIL: Pensando representações fotográficas do território em rede no Brasil – Daniela Fonseca Moura
APARELHO “ÓPTICOFOTOGRÁFICO” DE IMAGENS-HISTÓRIAS DE PAULA SAMPAIO – Helder Fabricio Brito Ribeiro e Analaura Corradi