GT 4 – Redes Sociais, Mídias Digitais e Economia das imagens

Economia e Política das imagens. Midiativismo. Cultura Visual e partilha em rede. Arte, design e comunicação visual. Curadoria digital. Arquivos e apropriações.


Sessão 1 – 04 de Abril – 09 às 12h – Sala F-103 – CCSo/UFMA


NOVOS EMPREENDIMENTOS DIGITAIS DE JORNALISMO: uma análise do Nexo Jornal – Poliana Marta Ribeiro de Abreu

O JORNALISTA FRENTE A CONVERGENCIA DE MÍDIAS – Danielly Kelly Duarte e Silva e Cristiane Portela de Carvalho

MÍDIAS DINÂMICAS INCORPORADAS À ARTE LITERÁRIA: aplicativos infantis de literatura-serviço – Cassia Cordeiro Furtado

DESIGN GRÁFICO PARA DIVULGAÇÃO DE ESPETÁCULO DE TEATRO AO AR LIVRE EM CHESTER NA INGLATERRA – Maria Cecília de Freitas Borges

FESTIVAL M.A.N.A: empoderamento feminino em evento de comunicação e arte em Belém – Jamilly Thuanne, Kelly dos Santos e Keyla Negrão

UNIVERSIDADES NO YOUTUBE: o caso da TV UFPA – Glauce Cristhiane da Silva Monteiro, João Pedro de Queiroz Bittencourt e Mariana dos Santos Vieira

IDENTIDADE INSTITUCIONAL: uma analise das imagens postadas no perfil oficial no Instagram da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Maurício Santana de Oliveira Sobrinho e Livia Fernanda Nery da Silva

JUVENTUDE E SOCIABILIDADES: um estudo sobre os modos como os jovens da Universidade Federal do Piauí utilizam o Facebook como ferramenta de sociabilidade – Boris Ernesto Gil Galeano e Monalisa Pontes Xavier

GREMIO VERSUS INTERNACIONAL: uma disputa simbólica de identidades – Boris Ernesto Gil Galeano e Monalisa Pontes Xavier

NARCISISMO: a autoestima do “novo vaqueiro nordestino” – Sanny Ravanne da Cunha Rêgo e Gustavo Fortes Said


Sessão 2 – 05 de Abril – 09 às 12h – Sala F-103 – CCSo/UFMA


O TERRITÓRIO FOTOGRAFÁVEL: pensando políticas de visibilidade a partir das fotografias nas mídias sociais – Daniela Fonseca Moura

ARTE NAS REDES SOCIAIS: o uso do Instagram como promoção artística – Marina Costa Pantoja

INSTAGRAM: relações entre capital social e a comunidade artística – Teodoro Montenegro

ELEIÇÕES 2018: Uma análise do movimento “Mulheres unidas contra Bolsonaro” – Nathalia Caroline da Silva Amaral e Monalisa Pontes Xavier

MIDIATIVISMO, Movimentos Sociais e o papel ativo dos sujeitos comunicantes – Vilso Junior Santi e Adrián Padilla Fernández

#ELENÃO/ MULHERES CONTRA O BOLSONARO EM BELÉM: GÊNERO, MÍDIA E ATIVISMO EM REDE – Patrick Abreu de Souza, Ruan Moraes do Nascimento e Keyla Negrão

“MITANDO” NAS REDES SOCAIS: cyberbulling e estética da humilhação – Pablo Petit Passos Sérvio e Jordana Falcão Tavares

PARA IMAGINAR EXISTENCIAS PELAS FOTOGRAFIAS CIRCULADAS AGORA: entre crenças e gestos – Jane Maciel

ATIVISMO E ARTE NAS INTERVENÇÕES SOBRE ARQUIVOS TELEVISUAIS – Leandro Pimentel